Publicidade e Propaganda

FEMA - Assis

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aula 1 - Texto básico


Desenhos Vetoriais e Imagens Bitmap

Existem dois tipos básicos de tratamento de elementos gráficos, são as imagens ou formato bitmap e os desenhos vetoriais. O primeiro trata a imagem ponto a ponto e o segundo como vetores ou objetos.

Imagens Bitmap – esse formato é estruturado na forma de um mapa de bits, que a transforma em uma espécie de matriz de pontos. A intersecção formada pelo cruzamento entre as linhas e colunas recebe o nome de pixels (picture elements). São arquivos altamente estruturados, que contém informações a respeito do tipo, tamanho e cores, podendo armazenar imagens com qualidade fotográfica. Quanto maior o número de pixels por polegada (dpi), maior a definição da imagem, o tamanho do arquivo e sua qualidade ou resolução.

Desvantagens de utilizarmos arquivos nesse formato: requer grande espaço para armazenamento; perdem definição quando ampliadas, distorcendo o resultado final e criando efeitos de interpolação indesejáveis (quadriculado). Vantagens: aplicação em qualquer tipo de imagem, fácil manipulação e acesso aos recursos de efeitos especiais.

Desenhos vetoriais – diferentemente dos arquivos formato bitmap que armazenam as informações correspondentes a cada ponto de uma matriz, os arquivos vetoriais trazem informações dos objetos que compõem o desenho como dimensão, cor, coordenadas dos pontos inicial e final, largura x altura, calculadas pelo software no momento da exibição.
O vetor, portanto, é gerado por meio da combinação de pontos, a partir de cálculos matemáticos executados por computador. Os arquivos armazenam somente as fórmulas matemáticas, não aumentando de tamanho proporcionalmente ao tamanho dos gráficos vetoriais.
Desvantagens: não permitem a representação de imagens mais complexas e realistas com qualidade fotográfica; requerem destreza manual e tempo para processamento.
Vantagens: não perdem a qualidade ou definição dos traços, escalonáveis sem perda de resolução; fácil manipulação e tratamento.

As duas categorias tem utilizações diferentes. Bitmaps são utilizadas para representação de imagens realistas, com qualidade fotográfica em jornais, revistas, livros, internet. Já os vetores são largamente utilizados em publicidade e propaganda para representação de logomarcas, folders, cartões, anúncios, etc.

Principais formatos / extensões:
Bitmap: jpg, bmp, tiff, gif, etc.
Vetores / desenhos vetoriais: cdr, ai, eps, wmf, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário